3411
MONITORIA EM TOPOGRAFIA PARA ENGENHARIAS: UMA EXPERIÊNCIA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19;
HEITOR QUEIROZ DE MENDON?A, TALES HENRIQUE ALMEIDA VAZ PEREIRA ROCHA, EVELYN GABBAY ALVES CARVALHO;
COBENGE21
[69] 05. Educação mediada por tecnologia de informação e comunicação (TICs)
[252] 05.5. Ensino remoto emergencial (ERE)
Com o surgimento da pandemia da COVID-19, o ensino, especialmente em instituições de ensino superior com modelo presencial de aulas, teve que ser adaptado repentinamente. O mesmo, por consequência, se aplicou aos projetos de monitoria. No presente trabalho, avaliou-se, por meio de um questionário e análise estatística, as principais dificuldades encontradas por discentes de três turmas de Topografia na Universidade Federal do Pará - UFPA entre agosto e dezembro de 2020, e estabelecer relações entre tais adversidades, o desempenho das turmas e a experiência dos monitores participantes do projeto. De modo geral foi observado que apesar dos obstáculos, houve aproveitamento satisfatório do conteúdo das aulas pelos discentes e, em relação aos monitores, evidenciou-se a contribuição do Projeto de Monitoria, em época de pandemia, no desenvolvimento de aptidões referentes não somente ao ensino, mas também à pesquisa e à extensão.
Monitoria. Ensino Remoto. COVID-19. Topografia. Engenharia.