Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3407

AVALIAÇÃO DA IMPORTÂNCIA DOS EVENTOS DO eduScrum, DOS CANAIS DO MICROSOFT TEAMS, TRELLO E DO JAMBOARD NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL;

Norimar de Melo Verticchio, Marco Antonio Barbosa Braga;

COBENGE21

[69] 05. Educação mediada por tecnologia de informação e comunicação (TICs)

[252] 05.5. Ensino remoto emergencial (ERE)

A suspenção das aulas presenciais devido à pandemia do COVID-19 fez com que as universidades adotassem o Ensino Remoto Emergencial (ERE), que foi autorizado pelo MEC por meio da portaria nº 343. Para avaliar o impacto da utilização do eduScrum, do Microsoft Teams, do Trello e Jamboard no desenvolvimento dos trabalhos em grupo durante o ERE, foi realizada uma pesquisa nas disciplinas Fenômenos de Transporte e Processos de Fabricação 2 ministradas nos cursos de Engenharia do IFMG campus Betim. Para isso foi aplicado um questionário no qual 77% (n=33) dos alunos avaliaram o grau de importância para o trabalho em grupo dos eventos do eduScrum (Formação da equipe, planejamento do sprint, revisão do sprint, retrospectiva do sprint e reuniões diárias) e as ferramentas de tecnologia da informação utilizadas (Microsoft Teams, Trello e Jamboard). Desses alunos 100% consideraram o Planejamento do Sprint, a Revisão do Sprint e a Retrospectiva do Sprint como sendo Fundamental ou Importante para o desenvolvimento do trabalho em grupo. Com relação às tecnologias utilizas os "canais" do Microsoft Teams foi considerado Fundamental ou Importante para 86,7% dos respondentes. O ERE trouxe novos desafios aos docentes, sendo assim é importante que novas metodologias e ferramentas que auxiliem o trabalho do docente sejam testadas e validadas.

eduScrum, TIC, Ensino Remoto Emergencial, Trabalho em grupo, Scrum
Voltar