Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3403

DESENVOLVIMENTO DE JOGO DIDÁTICO PARA APOIO AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE GERENCIAMENTO DO EMPREENDIMENTO;

Ana Carolina Reis Lozovey, Rian Cássio Martins Maciel Silva, Fernanda Aparecida João dos Anjos;

COBENGE21

[67] 03. Metodologias de ensino/aprendizagem

[241] 03.1. Estratégias pedagógicas

A aplicação de metodologias que envolvem aulas teóricas, com todos os conceitos necessários à aprendizagem, e abordagem prévia às aulas práticas, através de jogos de simulações de situações reais e comumente encontradas no mercado de trabalho, é abordada neste trabalho. Trata-se de aplicação de uma atividade prática inovadora na disciplina de Gerenciamento do Empreendimento, contextualizando seus problemas e soluções. Dentre as diversas metodologias que existem dentro da aprendizagem ativa, optou-se por utilizar a gamificação, que é o uso de elementos de jogos no ensino. Os alunos são envolvidos o tempo todo no processo, participam de maneira ativa, fazendo perguntas, tentando responder às diversas situações a que são submetidos. Neste trabalho são apresentados os materiais elaborados pelos alunos da disciplina de Gerenciamento do Empreendimento da Universidade do Vale do Itajaí como resultado de simulações de situações práticas. Percebeu-se que esta metodologia empregada despertou nos alunos o cuidado na aplicação dos conceitos estudados, a análise de possibilidades de soluções propostas para cada situação trabalhada, melhorando a qualidade dos projetos desenvolvidos na graduação.

Ensino aprendizagem. Metodologias ativas. Jogos.
Voltar