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Jul 1 2024 11:26PMJul 1 2024 11:26PMMETODOLOGIAS ATIVAS APLICADAS AO ENSINO DE FORMA NÃO PRESENCIAL: ESTUDO DE CASO EM DUAS DISCIPLINAS DE ANÁLISE ESTRUTURAL;

Elvidio Gavassoni Neto;

COBENGE21

[68] 04. Avaliação de ensino/aprendizagem

[247] 04.3. Avaliação como parte do processo de ensino/aprendizagem

O ensino e o aprendizado da análise estrutural, muitas vezes impõe desafios a discentes e docentes. Tais desafios decorrem do caráter matemático das complexas ferramentas de análise dessa área do conhecimento da engenharia civil. As práticas de aprendizado passivas, centradas no protagonismo do professor, muitas vezes reforçam tais dificuldades. Metodologias ativas de ensino, tais como aprendizado baseado em problemas e projetos constituem ferramentas eficientes no processo de ensino da análise estrutural. Contudo, no atual contexto da pandemia da COVID-19, as instituições de ensino superior, bem como seus discentes e docentes, depararam-se com a necessidade de adaptação às restrições impostas por essa emergência. Este trabalho se insere no contexto da pandemia da COVID-19 e nos esforços do uso de metodologias ativas em duas disciplinas de análise estrutural do curso de graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná. As disciplinas foram ministradas em ensino não presencial. Indicadores de desempenho das disciplinas em período não presencial são comparados com os indicadores para o período presencial. A s avaliações das disciplinas por parte dos discentes também são apresentadas. Os resultados demonstram que as metodologias ativas podem constituir uma importante ferramenta para o processo de aprendizado dos discentes, mesmo de forma remota. O estudo ainda aponta em importantes desafios que precisam ainda ser vencidos no ensino remoto emergencial, dentre eles o abandono por parte dos discentes das disciplinas cursadas.

Ensino remoto, Engenharia Civil, Aprendizado baseado em Projeto, Aprendizado baseado em Problemas
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