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ANÁLISE DA ADEQUAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA FRENTE AS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES DE ENGENHARIA;
MARCOS JOLBERT C?CERES AZAMBUJA, JOSE AQUILES BAESSO GRIMONI;
COBENGE21
[65] 01. Projeto pedagógico e gestão de cursos
[234] 01.1. A implementação das novas DCNs (Resolução CNE/CES 02/2019) nos cursos de engenharia
Este artigo apresenta uma análise do projeto pedagógico do curso de engenharia elétrica com ênfase em energia e automação elétricas em relação as novas diretrizes curriculares de engenharia aprovadas em abril de 2019. A análise foi feita comparando os itens mínimos propostos nas diretrizes e os itens propostos no projeto pedagógico do curso de maneira crítica visando detectar pontos atendidos e pontos incompletos e que necessitam uma revisão e readequação. As novas diretrizes promulgadas pelo Ministério de Educação - MEC, como as de 2002, são centradas no desenvolvimento de competências e exigem que os projetos pedagógicos explicitem como elas são desenvolvidas e reforçadas e como são avaliadas durante o curso nas disciplinas. Há um forte incentivo ao uso de novas situações de ensino e aprendizagem e o uso de ambientes adequados que privilegiem estratégias ativas, onde os alunos são o centro do processo. A maior interação da universidade com a sociedade e seus diversos agentes, como o governo nas suas várias instâncias, com as empresas, ONGs e' incentivada no oferecimento de estágios e na proposta de trazer os problemas do mundo real para debate e busca de soluções. O número mínimo de horas de estágio de 180 horas foi mantido e a exigência de um projeto final de curso também foi mantida nestas novas diretrizes. Como conclusão do trabalho são discutidas propostas de alteração no projeto pedagógico do curso para adequá-lo as novas diretrizes do curso de engenharia.
Projeto Pedagógico de Curso, Diretrizes Curriculares Nacionais, Engenharia, Ensino baseado em competências.