3392
A RELEVÂNCIA DA MONITORIA PARA OS MONITORES E MONITORADOS DO CEFET-MG CAMPUS ARAXÁ;
BRUNO PATTO GRACIANO NATAL, GUILHERME DE LIMA RESENDE MARTINS, KLEBER LOPES FONTOURA, LEONARDO DE OLIVEIRA SOUZA MENDON?A, MARCOS VIN?CIUS ALVES PEREIRA;
COBENGE21
[68] 04. Avaliação de ensino/aprendizagem
[247] 04.3. Avaliação como parte do processo de ensino/aprendizagem
A monitoria é de suma importância na vida acadêmica do corpo discente, pois agrega positivamente em seu currículo, além de aperfeiçoar suas habilidades ao longo da formação. Incumbe ao monitor auxiliar o educando em suas fragilidades referentes às matérias lecionadas. Dessa forma, o presente artigo objetiva analisar a forma como a monitoria é utilizada para potencializar a aprendizagem colaborativa e autorregulada dos estudantes universitários, com a finalidade de propor intervenções que possam melhorar o programa de monitoria acadêmica da Universidade e a experiência pedagógica dos alunos-monitores, professores-orientadores e educandos. Para isso, foram aplicados dois formulários para os alunos dos cursos de Engenharia de Automação Industrial e Engenharia de Minas do CEFET-Araxá. O primeiro formulário visava entender os benefícios e dificuldades dos monitores e o outro tinha como intuito principal ouvir os alunos que compareciam assiduamente às monitorias. Com os dados obtidos através das duas pesquisas, foi analisado os pontos positivos e negativos da monitoria e o que ela impactou, especialmente na formação do corpo discente. Foi possível observar que para os educandos e monitores, a monitoria trouxe melhoras em sua capacidade de comunicação, aumento em suas notas, além de um foco maior nos estudos. Contudo, é possível também notar alguns problemas que dificultam a instrução da monitoria, como falta de espaço adequado para o programa e a presença de alunos desnivelados quanto ao conteúdo reforçado.
Monitor. Monitoria. Benefícios. Dificuldades. Formação.