3388
DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS E COMPETÊNCIAS GERAIS POR MEIO DE UMA ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA NO ESTUDO DE UM DIODO SEMICONDUTOR;
ELOIZA GOMES, BARBARA LUTAIF BIANCHINI, GABRIEL LOUREIRO DE LIMA;
COBENGE21
[66] 02. Perfil do egresso e formação por competências
[238] 02.1. Estratégias e atividades para a formação por competências
Este artigo tem por objetivo apresentar uma atividade, planejada para ser desenvolvida em um curso inicial de Cálculo Diferencial e Integral com estudantes da área da Engenharia de Controle e Automação ou habilitações afins, vinculando o estudo de funções exponenciais reais de uma variável real a alguns aspectos inerentes à curva característica de um diodo semicondutor. A atividade, para a qual propomos um trabalho colaborativo, tem potencial para desenvolver competências matemáticas (segundo Niss) e gerais (estabelecidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Graduação em Engenharia). Para a elaboração e sugestão de implementação da atividade, adotamos como aportes teórico e metodológico preceitos da Teoria A Matemática no Contexto das Ciências. A atividade é composta de uma preparação prévia, uma questão central e uma série de questões auxiliares. Para cada uma delas detalhamos as competências matemáticas e gerais que possivelmente poderão desenvolvidas ou mobilizadas pelos estudantes.
Engenharia. Diodo. Função. Competências. Atividade contextualizada.