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O PROFESSOR DE ENGENHARIA NA TRANSIÇÃO DE METODOLOGIA: IMPLEMENTAÇÃO DA SALA DE AULA INVERTIDA;

LUCIA SCOTT FRANCO DE CAMARGO AZZI COLLET, CARLOS C?LIO MATHEUS;

COBENGE21

[67] 03. Metodologias de ensino/aprendizagem

[241] 03.1. Estratégias pedagógicas

Este artigo é recorte de uma pesquisa de mestrado. Tem como objetivo identificar no processo de implementação da metodologia ativa da sala de aula invertida (SAI), os principais desafios surgidos no período de transição do modelo tradicional para a metodologia ativa. Há especial interesse nas particularidades de engajamento dos professores, aperfeiçoamentos disponibilizados, plataformas virtuais disponíveis e apoio da Instituição para a consolidação do processo. Neste contexto os protagonistas são: a Instituição e os professores de matemática dos cursos das engenharias, em uma Instituição privada da cidade de São Paulo. Com proposta qualitativa, foram realizadas 05 (cinco) entrevistas semiestruturadas, com questões abertas e estas foram gravadas, transcritas e interpretadas. A interpretação foi realizada com base na análise de discurso, em que foram eleitas 03 (três) categorias; o posicionamento do professor diante da nova tendência de ensino; sua concepção da proposta metodológica e o papel da Instituição neste processo. Isto favoreceu entendimento e interpretação do material disponível. É possível eleger temas recorrentes como: capacitação insipiente, o não entendimento da proposta metodológica ativa, que bases pedagógicas sustentam a SAI, interesses econômicos, entre outros. Treinamentos se fizeram presentes, mas se restringiram ao processo de aplicação da metodologia SAI, que, segundo os entrevistados, não aclararam os pilares pedagógicos desta metodologia e estiveram focados exclusivamente na dinâmica de aplicação. O que se constata, diante das análises, é a falta de sinergia e engajamento pelos principais protagonistas: professores; com dificuldades para se apropriarem do conhecimento da metodologia ativa e a Instituição; por priorizar índices analíticos quantitativos.

Metodologia ativa, Ensino superior, Transição de metodologia, Aula invertida.
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