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Artigo


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ESTUDO DA INTERFACE DA BIO-ENGENHARIA NA PESQUISA EM ENSINO DE ENGENHARIA NO BRASIL NA DÉCADA DE 2010 A 2020;

Leonardo Pereira Dias, Priscila Correia Fernandes;

COBENGE21

[65] 01. Projeto pedagógico e gestão de cursos

[236] 01.3. Projeto pedagógico de curso

O presente trabalho possui o objetivo de analisar o espaço de convergência entre Biologia e a Engenharia na produção nacional em ensino de engenharia na última década. A partir da pesquisa seminal do campo da bio-engenharia e da educação em engenharia, a produção nacional foi analisada â luz dos conceitos de engenharia de concepção, da interdisciplinaridade, da abordagem de temas contemporâneos e da bio-engenharia nas instituições de ensino. O objetivo do trabalho é evidenciar as características e o potencial construtivo dessa interdisciplinaridade. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica nos anais da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE), com base em conceitos-chave relacionados ao tema determinados pela análise das Diretrizes Curriculares Nacionais de graduação em Engenharia, publicadas em 2019 e em consonância com publicações seminais no campo da bio-engenharia e do ensino de engenharia. Evidenciamos que, embora seja reconhecida a importância potencial do campo de interface da biologia e da engenharia, este ainda não figura entre os temas mais relevantes nas publicações nacionais em ensino de engenharia. Nas pesquisas relacionadas com o tema, o estudo da interdisciplinaridade é o mais prevalente, justificado pela necessidade de se formar engenheiros aptos ao ambiente laboral do engenheiro contemporâneo. Concluímos que é urgente que o campo de pesquisa em ensino de engenharia desenvolva pesquisas de forma a colaborar com a qualidade da formação em bio-engenharia no Brasil.

Ensino de bioengenharia. Interdisciplinaridade. Engenharia de concepção. Diretrizes Curriculares Nacionais
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