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DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADE PRÁTICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE FUNDAÇÕES;
ANA CAROLINA REIS LOZOVEY, MARCIA CRISTINA DA SILVA SANTOS, MARINA MARTINELLI DUARTE;
O presente trabalho aborda a aplicação de metodologias que envolvem aulas teóricas, com todos os conceitos necessários à aprendizagem, e abordagem prévia às aulas práticas, através de simulações de situações reais e comumente encontradas no mercado de trabalho. Trata-se de aplicação de uma atividade prática aplicada na disciplina de Fundações, contextualizando seus problemas e soluções. Após as aulas teóricas-conceituais, os grupos de alunos realizam exercício com a elaboração de uma situação que poderia acontecer na vida prática profissional, aproximando os conceitos estudados com o mercado. Os alunos criam problemas e especificam possíveis soluções, demonstrando em forma de painel as escolhas quem englobam: o uso da edificação, a investigação do subsolo através das sondagens, as características do subsolo, os tipos de fundação e suas características, e as possíveis patologias que devem ser evitadas na construção civil e/ou corrigidas. Neste trabalho são apresentados tópicos de painéis elaborados pelos alunos da disciplina de Fundações no Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Itajaí como resultado de simulações de situações práticas. Percebeu-se que esta metodologia empregada despertou nos alunos o cuidado na aplicação dos conceitos estudados, a análise de possibilidades de soluções propostas para cada situação trabalhada, melhorando a qualidade dos projetos desenvolvidos na graduação.
Fundações. Simulações práticas. Ensino-aprendizagem.