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CARACTERIZAÇÃO DO ALUNO TRABALHADOR DE CURSOS NOTURNOS DE ENGENHARIA DE UMA UNIVERSIDADE CONFESSIONAL;

Giulia Frade Martins, Raquel Cymrot;

COBENGE21

[78] 14. Temas transversais à Educação em Engenharia

[289] 14.1. Outros aspectos relevantes relacionados à Educação em Engenharia de uma maneira geral

A crise econômica na qual o país se encontra desde a última década fez com que muitos estudantes ingressassem no ensino superior no período noturno para poder trabalhar durante o dia e contribuir com a renda familiar, o que muitas vezes faz com que a vida acadêmica do aluno seja parcialmente comprometida por conta de desta dupla jornada. Entretanto, a necessidade de ajudar em casa não foi única razão para que o aluno ingressasse no mercado de trabalho de forma precoce. O objetivo desta pesquisa foi identificar o perfil do aluno trabalhador de um curso de Engenharia noturno. A pesquisa foi realizada por meio de três questionários aplicados a cada um dos grupos: aluno que que nunca trabalhou durante o curso, aluno que já trabalhou durante o curso, mas não trabalha mais e aluno trabalhador, visando caracterizar o aluno trabalhador e identificar suas diferenças em relação aos demais alunos do período noturno. A amostra constituiu-se de 208 alunos matriculados em uma universidade confessional no curso de Engenharia no período noturno no ano de 2020. Foram realizadas análises descritivas e inferenciais nos dados obtidos. Entre as conclusões, destacou-se que os alunos trabalhadores do período noturno estão trabalhando, em média, mais horas do que determinado pela lei que regula os estágios e pouco mais da metade continuou a ter a faculdade como objetivo principal após ingressar no mercado de trabalho. Foi identificada piora na saúde física, saúde mental, alimentação e sono após o aluno começar a trabalhar.

Universitários. Aluno trabalhador. Período noturno.
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