3370
PRODUÇÃO DE CONTEÚDO AUDIOVISUAL DE ENGENHARIA COMO MÉTODO DE BENEFICIAMENTO DO ENSINO APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO COVID-19;
JESSICA LAINE MENDES BERSAN, MARCELA LUZ COUTINHO, JULIA RIGHI DE ALMEIDA;
COBENGE21
[67] 03. Metodologias de ensino/aprendizagem
[242] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem
Entender as disciplinas de forma integrada e dinâmica é de extrema importância
no processo de aprendizagem, principalmente quando se trata de cursos superiores de
engenharia. O ensino remoto emergencial (ERE) tornou-se uma ferramenta indispensável
durante a pandemia do novo coronavírus, porém, este apresenta inúmeros impasses como
dificuldade de concentração dos alunos devido à sobrecarga da grade curricular. No intuito
de contribuir para a melhoria da aprendizagem dos alunos, o presente trabalho objetiva
fazer uma discussão a respeito da importância e aplicabilidade do uso das redes sociais no
ensino da engenharia. Além disso, utilizou-se como técnica a escala de Likert, com o intuito
mensurar a avaliação dos discentes quanto a aspectos como aplicabilidade do método,
grau de aprendizagem, qualidade do conteúdo, assimilação e grau de interesse. A pesquisa
utilizada no presente artigo se classifica como exploratória, descritiva, aplicada, quantitativa
e, quanto aos procedimentos técnicos, um estudo de caso. A pesquisa foi feita com estudantes que compõem as redes sociais de um grupo de alunos de uma universidade, no ano de 2021. Observou-se que o método criado é consistente e que os alunos apresentam grau de satisfação elevado com o projeto.
Educação. Pandemia. Engenharia. Redes sociais. Likert.