Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3369

EFICÁCIA DA TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DOS ALUNOS NA APRENDIZAGEM DE CÁLCULO NOS ANOS INICIAIS DOS CURSOS SUPERIORES EM ENGENHARIA E TECNOLOGIA MECATRÔNICA;

José Adilson Silva de Jesus, Lucia Scott Franco de Camargo Azzi Collet;

COBENGE21

[67] 03. Metodologias de ensino/aprendizagem

[241] 03.1. Estratégias pedagógicas

Quando o aluno chega à faculdade, seu conhecimento está ainda fortemente marcado pelos objetos do saber cotidiano formado pelo senso comum e seria um grande equívoco desprezar essa realidade na prática pedagógica quando o professor realiza um diagnóstico dos saberes trazidos pelos alunos. Neste contexto o grande desafio do professor consiste em escolher entre as várias estratégias a que melhor se adapte e que possam contribuir na transformação do saber cotidiano do aluno e os transforme em saber escolar, preparando o caminho para a transformação do saber a ser ensinado. Assim, este artigo apresentará uma análise introdutória sobre o percurso empreendido por uma instituição de ensino superior na implantação do pensamento francês em sua forma de ensinar e como a didática da matemática pode contribuir para a educação tecnológica e seu processo de ensino-aprendizagem de logica matemática nos anos iniciais da graduação, procurando destacar uma de suas características principais: a formalização dos campos conceituais e de suas constatações práticas e teóricas na transposição do saber matemático.

Transposição didática, Contrato Pedagógico, Obstáculos epistemológicos, Situações didáticas.
Voltar