Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


3368

DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS NA ÁREA DE QUÍMICA ANALÍTICA POR MEIO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM DESAFIOS;

Valeska Soares Aguiar, Isaias Aguiar Goldschmidt, Sandra Bizarria Lopes Villanueva;

COBENGE21

[67] 03. Metodologias de ensino/aprendizagem

[242] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem

Dentro do contexto das novas concepções que cercam as diferentes metodologias de ensino, observamos a presença cada vez mais frequente do aluno como peça central do processo de aprendizagem. Muitas são as metodologias que estimulam o aprendizado discente e, em sua maioria, elas motivam a independência do aluno e o trabalho colaborativo. Na disciplina de Projeto Aplicado à Engenharia Química, vinculada à disciplina de Química Analítica, ambas ministradas no terceiro semestre do curso de bacharelado em Engenharia Química, foi proposto um grande desafio aplicado a diferentes áreas de atuação do futuro engenheiro químico. O desafio formulado pela professora responsável pelas duas disciplinas teve como foco o aprendizado no processo investigativo pela busca por uma solução inovadora para ele. Ou seja, mais importantes que a solução gerada pelos grupos foram as etapas percorridas pelos alunos na criação e no compartilhamento de ideias que estruturaram sua possível resposta. Por meio da realização de atividades que estimularam a passagem dos alunos por diferentes níveis cognitivos expressos na taxonomia de Bloom, foi possível levantar indícios de alcance da alfabetização científica, uma vez que os alunos puderam aplicar diretamente os conhecimentos estudados na disciplina de Química Analítica na resolução do desafio.

Aprendizagem baseada em desafios. Alfabetização científica. Química Analítica.
Voltar