3367
POESIA COMO RECURSO PARA O ENSINO DE ENGENHARIA CIVIL NO PERÍODO DA PANDEMIA DO COVID 19;
MARIA ARIDENISE MACENA FONTENELLE, MARIA DO CARMO DUARTE FREITAS;
COBENGE21
[67] 03. Metodologias de ensino/aprendizagem
[241] 03.1. Estratégias pedagógicas
Trata-se de um relato descritivo da prática docente na disciplina de Tecnologia das Construções do curso de Engenharia Civil de uma Universidade Pública de Mossoró-RN, realizado junto aos discentes no período da pandemia do COVID-19 que visa descrever o processo avaliativo utilizando ferramentas da Pedagogia Waldorf. A pesquisa foi realizada através de um estudo de caso se utilizando da técnica de observação assistemática não estruturada e participante das estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas na referida disciplina junto a 25 discentes. Ao longo do semestre foram construídas quatro poesias versando sobre os processos construtivos discutidos durante a disciplina como estratégia de avaliação. Foram utilizadas pelos discentes para apresentar o resultado da aprendizagem no processo de ensino e aprendizagem. A partir da experiência, um poeta da cidade de Mossoró acessou as poesias e produziu um poema sobre a situação. Os resultados demonstraram um bom rendimento da turma para além do conhecimento técnico à ativação do sensível.
Engenharia civil. Pedagogia Waldorf . Pandemia. Arte
Voltar