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EDUCAR COM COMPROMISSO SOCIAL: O PERFIL DE FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE ENGENHARIA EM DEBATE;

Leandro Bordin;

COBENGE21

[66] 02. Perfil do egresso e formação por competências

[239] 02.2. Como contemplar o desenvolvimento do perfil do egresso no curso

O trabalho apresenta e discute os elementos considerados por professores engenheiros como essenciais na formação e atuação dos profissionais de engenharia. Considerando uma abordagem qualitativa, os dados e informações foram construídos por meio de entrevistas semiestruturadas com 29 (vinte e nove) professores de 5 (cinco) cursos de engenharia da Universidade Federal da Fronteira Sul e as análises e categorizações foram realizadas usando a metodologia de Análise de Conteúdo. A prevalência de concepções tradicionais acerca do processo educativo e da prática profissional, num lócus de pesquisa empírica que apresenta profícuas possibilidades de desenvolvimento de Tecnologias Sociais, reforça a falta de entendimento e comprometimento acerca do papel social da engenharia. Nesse sentido, fica evidenciado um considerável distanciamento entre os preceitos e contribuições do campo de estudos Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), a formação e, consequentemente, as práticas profissionais no campo das engenharias.

Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Educação em Engenharia. Adequação sociotécnica.
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