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DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE GRÁFICO COMO FACILITADOR DO ENSINO-APRENDIZAD0 NA PROGRAMAÇÃO DE USINAGENS POR COMANDO NUMÉRICO;

André Amaral Bassani;
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COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[90] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem

Este presente projeto aborda a possível melhora do desempenho e interação dos alunos no ensino superior e profissionais da área utilizando uma ferramenta gráfica para visualização da disciplina de Tecnologia de Controle Numérico, ou seja, programação CNC na área de usinagem. Para abordar e desenvolver essa inovação faz-se necessário utilizar da área da tecnologia pois caso contrário torna-se uma disciplina entediante por se tratar de inúmeros códigos e linhas, as quais sem uma visualização e interação em um espaço gráfico, torna-se um aprendizado mecânico. A escola e universidade, no espaço pedagógico de troca e interação entre os atores do processo educativo, estão inserindo ferramentas tecnológicas a serem utilizadas por professores e estudantes, bem como são responsáveis por orientar e incentivar o professor a utilizar esses recursos tecnológicos. A indústria 4.0, educação 4.0 e as metodologias ativas são responsáveis por essa integração bem como dão embasamento teórico para uma implementação. Por outro lado, o professor ainda continua passivo diante do processo de incorporação dessas ferramentas tecnológicas por motivos diversos, por exemplo, formação acadêmica, suporte técnico e pedagógico e até mesmo falta de interesse. Espera-se melhorar a aprendizagem através da metodologia de ensino com o uso da ferramenta e a motivação dos acadêmicos para tal assunto tornando a aula dinâmica e atraente para o estudante.

Educação 4.0, TIC, Metodologia Ativa, CNC, Tecnologia de Controle Numérico, Usinagem, Inovação em sala de aula, CAD, CAM.
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