Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2760

ESTUDO DE CASO COMO METODOLOGIA DE APRENDIZAGEM ATIVA PARA O ENSINO DE FÍSICA;

JULIANA DE F?TIMA PRESTES SOUZA;
Arquivo não encontrado

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[90] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem

Este trabalho apresenta os resultados da aplicação de metodologias ativas no ensino de Física Básica II para cursos de Engenharia. Os métodos foram aplicados numa turma do terceiro período do curso de Engenharia Civil, ao trabalhar o tema Movimento de Rotação. Baseado na taxonomia de Fink, uma série de atividades e estratégias utilizando a metodologia de Estudo de Caso (CBL) foram desenvolvidas e aplicadas para atingir resultados de aprendizagem específicos, voltados principalmente a construção de estratégias de resolução de situações-problemas encontrados nas Engenharias, bem como de outros resultados de aprendizagem focados em determinados aspectos cognitivos e humanísticos. A análise dos métodos se deu por meio de instrumentos de avaliação diagnóstica e formativa, fornecendo tanto dados quantitativos quanto dados qualitativos. Ao final da análise dos dados coletados, foi possível comprovar a eficiência das atividades estruturadas com base em métodos de aprendizagem colaborativa e efetiva.

Metodologias ativas. Aprendizagem colaborativa. Estudo de caso. Ensino de Física.
Voltar