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BRINCANDO DE EVADIR: UM MODELO EMPÍRICO PARA AVALIAÇÃO DA TAXA DE EVASÃO;

Julio Gomes;

COBENGE19

[28] 06. Acolhimento de ingressantes e Acompanhamento de Egressos

[102] 06.3. Retenção e Evasão

A evasão nos cursos de engenharia tem sido objeto de estudos por pesquisadores brasileiros. Em relação à estimativa das taxas de evasão, duas grandes categorias de métodos são utilizados. Uma primeira categoria de métodos utiliza dados agregados, que são cada vez mais usados por ser mais fácil de se obter dados. A segunda categoria de métodos usa dados brutos, exigindo dados individuais dos estudantes, o que dificulta estudos comparativos pela dificuldade de acesso a informações de diferentes instituições. O objetivo do presente trabalho é comparar as taxas de evasão estimadas a partir de dados brutos e agregados. Um modelo empírico simples foi desenvolvido para permitir a comparação entre as taxas de evasão. Os resultados mostraram que as estimativas das taxas de evasão para dados agregados é muito inferior às taxas de evasão para dados brutos. Destaca-se ainda que as taxas de evasão estimadas para dados agregados apresentam valores distintos em função de variações nos parâmetros do modelo, mesmo quando se mantém a taxa de evasão para dados brutos constante, o que diminui a confiabilidade dos resultados obtidos a partir de dados agregados.

Ensino superior, Engenharia, Evasão, Modelagem matemática
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