Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2750

ATIVIDADES MÃO NA MASSA: UM MÉTODO DE SALA DE AULA INVERTIDA PARA O ENSINO DE FÍSICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ;

Maria Clara de Lima Faro, Lukas Ribeiro Moura de Sousa, Joao Henrique do Rosario Ribeiro, José Benício da Cruz Costa;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[90] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem

Procurando buscar-se melhoria no padrão de competências dos alunos de engenharias no aprendizado em Física, o Laboratório de Inovação Didática em Física (LIDF) desenvolveu uma sequência didática envolvendo ciclos de ensino cujas atividades se baseiam na Taxonomia de Bloom do Domínio Cognitivo e nos princípios da sala de aula invertida, uma metodologia ativa. Nos ciclos, encontram-se as atividades "Mão na Massa", cujo propósito é inserir problemáticas a serem resolvidas por meio da experimentação dinâmica em sala de aula. Esse produto educacional apresentou grande adesão dos alunos, cujo engajamento em situações desafiadoras é fundamental para o desenvolvimento de competências.

Ensino de Física. Atividades Mão na massa. Sala de aula invertida. Sequência didática.
Voltar