2750
ATIVIDADES MÃO NA MASSA: UM MÉTODO DE SALA DE AULA INVERTIDA PARA O ENSINO DE FÍSICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ;
MARIA CLARA DE LIMA FARO, LUKAS RIBEIRO MOURA DE SOUSA, JOAO HENRIQUE DO ROSARIO RIBEIRO, JOS? BEN?CIO DA CRUZ COSTA;
COBENGE19
[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem
[90] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem
Procurando buscar-se melhoria no padrão de competências dos alunos de
engenharias no aprendizado em Física, o Laboratório de Inovação Didática em Física
(LIDF) desenvolveu uma sequência didática envolvendo ciclos de ensino cujas atividades se
baseiam na Taxonomia de Bloom do Domínio Cognitivo e nos princípios da sala de aula
invertida, uma metodologia ativa. Nos ciclos, encontram-se as atividades "Mão na Massa",
cujo propósito é inserir problemáticas a serem resolvidas por meio da experimentação
dinâmica em sala de aula. Esse produto educacional apresentou grande adesão dos alunos,
cujo engajamento em situações desafiadoras é fundamental para o desenvolvimento de
competências.
Ensino de Física. Atividades Mão na massa. Sala de aula invertida. Sequência didática.
Voltar