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Artigo


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DESENVOLVIMENTO DE JOGO DE TABULEIRO COMO RECURSO DIDÁTICO DE APRESENTAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA INGRESSANTES DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS - UFC;

Tiago Nascimento dos Santos, Ana Carolina Pinto de Almeida, Ivna Pedrosa da Silva, Letícia Maria Ferreira Paes Da Silva, Kaliana Sitonio Eça;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[89] 03.1. Estratégias pedagógicas

Visando apresentar o Projeto Político Pedagógico do curso de Engenharia de Alimentos para os alunos ingressantes foi elaborando o jogo de tabuleiro, "LEGEND OF BICHOS". Foram utilizados temas como: disciplinas importantes, estrutura da matriz, atividades complementares e demais componentes de relevância para a formação. O jogo foi aplicado na turma de Introdução à Engenharia de Alimentos constituída por 56 alunos. A turma foi dividida em cinco equipes e um membro da equipe ficou responsável por movimentar os pinos do jogo de tabuleiro, os quais se diferenciavam por cores. A movimentação das casas seria realizada a partir de números obtidos por um dado. Cada "casa" do tabuleiro estaria relacionada a uma pergunta, dica ou desafio. A equipe vencedora foi aquela que chegou ao primeiro a última "casa" do tabuleiro. Dentre os temas que mais despertaram o interesse dos alunos no jogo, pode-se ressaltar as disciplinas obrigatórias (Química Geral, Cálculo III e Bioquímica de Alimentos) visto que a reprovação das mesmas impacta no andamento correto apontado pela matriz curricular; e os requisitos e temas relacionados a estágios e trabalhos de conclusão de curso, uma vez que envolve bolsas e finalização do curso. Assuntos relacionadas a bolsas e intercâmbio também bastante questionados. O jogo teve duração de 1hora30min e ao longo deste tempo pode-se perceber momentos de extrema atenção e descontração, dependendo do assunto abordado. A atividade mostrou-se dinâmica e foi percebido que metodologias semelhantes despertam o interesse e são capazes de transmitir ideias importantes com menor impacto do que por metodologias tradicionais.

Gamificação. Engenharia de Alimentos. Projeto Político Pedagógico.
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