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Artigo


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ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO EDUCACIONAL E VINCULATIVA À UNIVERSIDADE ATRAVÉS DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO A ENGENHARIA DE ALIMENTOS;

Tiago Nascimento dos Santos, Letícia Maria Ferreira Paes Da Silva, Kaliana Sitonio Eça, Ivna Pedrosa da Silva, Ana Carolina Pinto de Almeida;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[89] 03.1. Estratégias pedagógicas

O objetivo do projeto foi apresentar para os alunos ingressos informações fundamentais sobre o curso de Engenharia de Alimentos através da aplicação do método de gamificação. O mecanismo do jogo "Bicho's Adventure" foi baseado em jogos de enigmas com temas relacionados a vivência acadêmica. O jogo foi aplicado na turma 2019.1 da disciplina obrigatória de Introdução à Engenharia de Alimentos, contendo 55 alunos. Estes foram divididos cinco equipes com 11 integrantes as quais foram subdivididas em 2 grupos menores contendo, 9 e 2 alunos. Os subgrupos maiores ficaram responsáveis por desvendar os enigmas espalhados por todo Campus no PICI, na Universidade Federal do Ceará, e aos integrantes dos subgrupos menores cabia a realização de tarefas dentro do Departamento de Engenharia de Alimentos. Os enigmas e atividades utilizavam questões relacionadas a matriz curricular do curso, atividades complementares, estágio, trabalhos de conclusão de curso, bolsas, etc. O tempo para finalização dos enigmas foi cronometrado e para cada tarefa concluída pelas duplas era abatido 20 segundos do tempo total da equipe, tendo a equipe verde realizado a dinâmica em menor tempo em relação as demais. Foi ainda realizada uma pesquisa de satisfação para avaliar a atividade proposta que obteve um alto nível de aceitação, uma vez que por serem amparados e acolhidos pela recepção dos estudantes veteranos, os alunos ingressos sentem-se encorajados a vencer os obstáculos que irão encontrar durante essa mudança de rotina para o âmbito universitário.

Abordagem. Adaptação. Ingressantes. Dinâmica. Universidade.
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