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AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM NO CÁLCULO INTEGRAL COM ALUNAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL, USANDO O DOMÍNIO PSICOMOTOR DE BLOOM COM A APLICAÇÃO DA METODOLOGIA PBL;
MIGUEL ANGELO DA SILVA, ANTONIO PAULO DE HOLLANDA CAVALCANTE, SAMUEL SOUZA DE LUCENA;
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COBENGE19
[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem
[91] 03.3. Avaliação de ensino e aprendizagem
Com as transformações tecnológicas e a globalização que as empresas estão inseridas, fez com que os futuros profissionais de Engenharia e Arquitetura, inclusive os cegos com baixa visão, tenham novas habilidades e competências de empreender e inovador nas empresas. Nesse contexto, o artigo tem como objetivo apresentar um relato de experiência da aplicação do domínio psicomotor da taxonomia de bloom com a metodologia Problem Based Learning (PBL) no Cálculo Diferencial e Integral com as alunas deficientes visuais nos cursos de Engenharia de Energias Renováveis e Engenharia Química da Universidade Federal do Ceará (UFC). No entanto, as metodologias utilizadas foram a descritiva, a qualitativa e o estudo de caso. Em consequência disso, obtivemos como resultado da aplicação do PBL com o domínio psicomotor nas alunas de baixa visão as seguintes observações: uma avaliação positiva referente ao nível de competência do domínio psicomotor com evidencias da capacidade de imitação, manipulação, precisão, articulação e naturalização em cálculo integral adquirindo competências psicomotores em Engenharia de Energias Renováveis e Engenharia Química no atual contexto prático e reflexivo.
Taxonomia de Bloom. Problem Based Learning (PBL). Cálculo Diferencial e Integral. Deficiência Visual.