2710
A INTERDISCIPLINARIDADE APLICADA AO PROJETO INTEGRADOR VII;
FRANCISCA LILIAN CRUZ BRASILEIRO, DAVI VALENTE SANTOS, LEONARDO TAVARES DE SOUZA;
COBENGE19
[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem
[92] 03.4. Multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e interdisciplinaridade
O ensino em engenharia, por diversos anos, mostrou-se preponderantemente teórico. Dessa forma, era comum que os recém-egressos se encontrassem em situações desconhecidas, que não haviam sido abordadas em sala de aula, ou se haviam, não foram bem fixadas em suas mentes pela falta de exemplos práticos. Ao mesmo tempo, não havia um interesse notório em convergir os conhecimentos das diversas disciplinas em um único produto entregável, o que acabava diminuindo o interesse dos alunos em algumas disciplinas. Logo, este trabalho tem por objetivo apresentar a metodologia aplicada na disciplina de Projeto Integrador VII, presente na grade curricular do curso de Engenharia Civil da Faculdade Ari de Sá. O Projeto Integrador é um diferencial da referida faculdade, estando presente na grade durante os oito primeiros semestres do curso. Nomeadamente, o Projeto Integrador VII está vinculado às disciplinas do sétimo semestre e busca a convergência dos conteúdos vistos em sala de aula para um único item: uma edificação modelada utilizando os conceitos de Building Information Model (BIM) no software Revit, pertencente à plataforma BIM. Empregando esta metodologia integradora, cinco das seis disciplinas pertencentes ao sétimo semestre da grade puderam ser incluídas. Por conseguinte, os resultados obtidos com a sua aplicação foram satisfatórios no que concerne à visão de aplicação dos variados conceitos vistos em sala de aula.
Projeto Integrador. Interdisciplinaridade. Revit. BIM.