2703
A TECNOLOGIA COMO UM PILAR DA EDUCAÇÃO: RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS ONLINE ORIENTADA ÀS DISCIPLINAS DA GRADUAÇÃO;
GUSTAVO BONFIM RODRIGUES, LARISSA MENEZES DE FREITAS, LET?CIA DE F?TIMA SANTOS BRASIL, ADRIEL CORTEZ DA COSTA E SILVA, JONATAS MEDEIROS DE FREITAS CACAU MARTINS, ALEXANDRE ARA?JO BERTINI;
COBENGE19
[31] 09. Programas Especiais
[113] 09.1. Grupos PET (Programas Especiais de Treinamento)
Em uma sociedade cada vez mais digital e globalizado, torna-se crucial a adaptação do Engenheiro Civil às novas tecnologias de modo a cumprir seu papel de impactar positivamente a sociedade. Nesse contexto, o PET (Programa de Educação Tutorial) de Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará estimula a disseminação dessas ferramentas, aplicando-as em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, assim como é feito no PAD +. Esse projeto em específico, desenvolvido desde 2015, visa auxiliar o estudo dos graduandos do curso de Engenharia Civil, bem como daqueles relacionados a ciências exatas, por meio da resolução de exercícios em vídeos, que são postados periodicamente na página do YouTube do grupo (PET Civil UFC). Em geral, os assuntos priorizados são aqueles em que se percebe uma maior dificuldade de aprendizado dos alunos. Vale lembrar que as questões são resolvidas pelos próprios PETianos, contribuindo assim para a prática da docência destes e auxiliando na melhoria de sua oratória. Assim, o êxito da atividade é alcançado com altas visualizações e curtidas, além de bons comentários nos vídeos, o que é medido por meio de uma pesquisa de satisfação passada semestralmente aos alunos. Desse modo, sabe-se que, para a formação de profissionais capacitados com excelência, é necessário que estes busquem se aperfeiçoar em atividades extracurriculares, desenvolvendo qualidades pessoais e profissionais dificilmente alcançadas em sala de aula. Logo, pode-se afirmar que o PAD + consegue concretizar esse objetivo ao trazer benefícios tanto para PETianos como para estudantes.
PAD +. PETiano. Vídeo. Ensino