Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2696

CONSTRUÇÃO DE UM ACOPLAMENTO UNIVERSAL UTILIZANDO A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS;

Joélson Vieira da Silva, JOVANI CASTELAN, Daniel Fritzen, Clauber Roberto Melo Marques, ANDERSON DALEFFE;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[90] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem

Este estudo aborda uma metodologia alternativa de abordagem dos temas discutidos na disciplina de Desenho Técnico do curso de Engenharia Mecatrônica. Com base no emprego da proposta pedagógica conhecida por ABP (Aprendizagem baseada em Problemas), foi proposta a apresentação de um projeto de acoplamento autoajustável para altos desalinhamentos objetivando a aplicação da interdisciplinaridade, implicando fundamentalmente na formação do educando. O acoplamento foi concebido de forma a seguir um modelo conceitual de modo que possa auxiliar não só aos alunos da graduação, mas também ao ensino técnico e em pesquisas e inovações no campo da mecatrônica. O mecanismo foi mensurado conforme o detalhamento técnico, aproveitamento de material e efetividade dos movimentos. Este artigo tem por objetivo descrever a elaboração do projeto, considerando as alternativas apresentadas pelos alunos e as características construtivas de cada modelo. Contemplando de maneira geral os resultados demonstrados, verificou-se que a experiência trouxe formas de consolidação dos assuntos estudados, permitindo que esses conhecimentos interdisciplinares conciliando teoria e prática fiquem bem sedimentados e sirvam para o desenvolvimento profissional do acadêmico

ABP. Ensino de Graduação. Desenho Técnico
Voltar