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ANÁLISE PRELIMINAR DO INDICE DE REPROVAÇÃO NA DISCIPLINA DE MECÂNICA DOS FLUIDOS DO CURSOS DE ENGENHARIA MECÂNICA DA UFMT;
SILMARA BISPO DOS SANTOS, EMANUEL MARCOS FABIAN;
COBENGE19
[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem
[91] 03.3. Avaliação de ensino e aprendizagem
Neste artigo está apresentado uma pesquisa onde foram abordados e analisados os índices de reprovação na disciplina de Mecânica dos Fluidos do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Mato Grosso-Campus Rondonópolis. Diante das dificuldades observadas ao longo de vários semestres em estabelecer uma metodologia que possa contribuir de fato com o aumento do índice de aprovação na disciplina de Mecânica dos Fluidos este trabalho foi realizado com o intuito de fazer um levantamento prévio dos dados referentes ao desempenho e da frequência dos estudantes em sala de aula. Os dados de médias obtidas e número de faltas foram analisados para as populações de estudantes aprovados e reprovados ao longo de sete semestres. Dos resultados obtidos, foi possível concluir que dos sete semestres avaliados, apenas um teve índice de reprovação inferior a 50%, sendo que 2016/1, 2017/1 e 2017/2 foram os semestres letivos com os mais altos índices de reprovação. Com relação ao número de faltas, conclui-se que os estudantes com maiores números de faltas estão na população de alunos reprovados, enquanto uma maior frequência nas aulas é observada para alunos que são aprovados. Apenas a presença nas aulas de mecânica dos fluidos não determina a situação do estudante, no entanto há evidências de que contribui para o sucesso na aquisição de conhecimento da disciplina. O planejamento de atividades alternativas deverá fazer parte de um projeto pedagógico a ser planejado para próximos semestres com objetivos de melhorar/facilitar a compreensão da mecânica dos fluidos ao estudante de Engenharia Mecânica.
Engenharia, Mecânica dos Fluidos, Ensino