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Artigo


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ANÁLISE DO PERFIL DO ESTUDANTE DO CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA NO BRASIL PELOS DADOS DO ENADE 2014/2017;

Lucas de Assis Quemelli, Osvaldo Shigueru Nakao, Jose Aquiles Baesso Grimoni;

COBENGE19

[30] 08. Avaliação Institucional e de Cursos de Engenharia

[111] 08.2. ENADE

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) é uma das ferramentas mais importantes para compor os objetivos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Os objetivos de avaliar as instituições de ensino superior, os cursos ofertados e o desempenho dos estudantes podem ser alcançados pela realização do ENADE. Os resultados desse exame, no triênio 2014-2017, permitiram a análise do perfil de estudantes do curso de Engenharia Química no Brasil desse período. A maior parte das instituições que ofertam esse curso são da categoria administrativa privada. A grande região brasileira que mais contém esse curso é a sudeste. Não foram encontradas instituições de modalidade a distância que oferecem esse curso. As mulheres, os indivíduos que se declararam brancos e os estudantes provenientes de escola privadas no ensino médio compõe a maioria dos estudantes desse curso no Brasil. A faixa de renda familiar do estudante de Engenharia Química (em média, 3 a 4,5 salários) está acima da renda familiar per capita do brasileiro (em média, inferior a 1,5 salários mínimos). Portanto, a criação de cursos a distância e políticas afirmativas quanto à renda, tipo de educação básica (pública ou privada) e por cor/raça são importantes para inclusão social, no curso de Engenharia Química, de indivíduos pardos, pretos e que cursam o ensino médio em escolas públicas.

Engenharia Química. SINAES. ENADE.
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