Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2679

APLICAÇÃO DE UMA NOVA METODOLOGIA DE ENSINO NAS DISCIPLINAS DE ESTRUTURAS EM CURSOS DE ENGENHARIA;

Deborah Maia Cunha, João Lucas Lopes de Medeiros, Ivana Lúcia Brito Lima, Mateus Vieira Lima, Ésio Magalhães Feitosa Lima;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[90] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem

O presente trabalho aborda as atividades relacionadas ao desenvolvimento de um projeto de implementação de materiais aonde seja possível facilitar a compreensão de temas tratados nas disciplinas de estruturas em cursos de engenharia civil. Este projeto foi realizado no âmbito das atividades das cadeiras de estruturas, e tem como objetivo aprimorar o entendimento e estimular o interesse de novos alunos na compreensão do conteúdo e facilitar a aprendizagem da disciplina. Para alcançar tal propósito, um grupo de alunos foi orientado durante todo o projeto pelo professor da disciplina, que forneceu orientação metodológica e conceitual para construção dos materiais. Para a elaboração da mesma foram usados materiais de fácil acesso e baixo custo, tais como isopor, cola e pinceis. Os materiais escolhidos buscam representar condições do ambiente real onde ocorre os conceitos explicados durante a disciplina. Para a construção deste material, foram realizados encontros junto ao professor orientador aonde foram expostas ideias para a melhoria do projeto visando um acréscimo satisfatório de aplicação, vale ressaltar que as cadeiras com âmbito em estruturação as cadeiras do curso de engenharia civil aonde são apresentados diversos conceitos teóricos do comportamento de materiais quando submetidos a tensões. Ao término da construção dos materiais, foi aplicado na cadeira de resistência dos materiais e concreto a demonstração pratica do conceito estudado, os resultados de aprendizagem obtidos com a apresentação dos materiais criados foram considerados satisfatórios e promissores.

Estruturas. Métodos de ensino. Aprendizagem. Aplicação prática
Voltar