Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2670

EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA: ESTUDOS CURRICULARES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS;

Renato Duro Dias, Ricardo Bertochi Grigol;

COBENGE19

[24] 02. Projeto e Gestão de Cursos

[86] 02.2. Implantação e acompanhamento das novas DCNs

Esta pesquisa faz parte de um estudo mais amplo no qual se investigam as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Engenharia no Brasil. A investigação pretende entender quais são as competências e habilidades necessárias para a formação de um profissional de engenharia. Neste recorte, se espera, primeiramente, refletir sobre as possibilidades de transformação curricular e os avanços tecnológicos da área das engenharias. Os desafios apresentados para o ensino de Engenharia no Brasil são multifatoriais e vão desde a necessidade de formação docente ao acompanhamento pedagógico do discente. Esse estudo pretende problematizar o perfil do novo engenheiro que, além do conhecimento teórico, precisa ter aptidão para o trabalho em equipe, apresentar flexibilidade e um perfil pesquisador e empreendedor. Com isso, as Instituições de Ensino Superior têm apresentado reformulações periódicas em seus currículos e projetos pedagógicos, visando equacionar essas questões contemporâneas. Parte dessas mudanças está em pensar, sobretudo, as metodologias e o processo de aprendizagem, e assim, desenvolver uma visão sistêmica e humanística para a resolução de problemas. Esta pesquisa de cunho qualitativo utiliza-se de análise de conteúdo, especialmente sobre as novas diretrizes recentemente aprovadas e avança sobre a descrição de práticas e metodologias ativas. Espera-se com esta proposta lançar algumas luzes sobre o ensinar e o aprender no contexto curricular dos cursos de engenharia no Brasil e, assim, oferecer possibilidades de inovação neste campo especializado do conhecimento.

Competências. Diretrizes curriculares nacionais. Educação em engenharia. Habilidades. Processo de aprendizagem.
Voltar