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ENGENHARIA SUSTENTÁVEL: CONTRIBUIÇÃO DAS DISCIPLINAS MATEMÁTICAS NA FORMAÇÃO DO ENGENHEIRO;
MARILIA RIOS DE PAULA, C?SSIO CASTILHO OLIVEIRA DE FARIA, ISABELA LIMA DA SILVA, MARCELA DE OLIVEIRA CARVALHO, CARLOS AUGUSTO GABRIEL MENEZES, ROSANA APARECIDA RAVAGLIA SOARES, RUBENS ALVES DIAS;
COBENGE19
[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem
[92] 03.4. Multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e interdisciplinaridade
Este artigo tem por objetivo relacionar como os conteúdos estudados nas disciplinas matemáticas da engenharia podem possibilitar a formação de um engenheiro com habilidades para resolver problemas de energia a partir de um posicionamento sustentável. Para isso, foi realizada uma pesquisa sobre a relevância das disciplinas do ciclo básico - física, química e matemática - para temas que envolvam o conhecimento científico necessário ao engenheiro na atuação de problemas de sustentabilidade energética. Em seguida, apresenta-se um problema de distribuição mais econômica da geração de potência entre os geradores de uma mesma usina como um exemplo de contextualização, para as disciplinas de cálculo diferencial e integral, no ensino de engenharia com foco em uma formação diferenciada. Conclui-se que a capacidade de resolver problemas, tendo como um dos elementos uma visão sustentável, pode começar a ser trabalhada no discente desde o começo do curso contando com o incentivo da instituição e com apoio de professores capacitados que tenham interesse em formar profissionais completos.
Educação em Engenharia. Energia sustentável. Formação em engenharia.
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