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ANÁLISE E TESTE PARA O DESEMPENHO DOS ALUNOS DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E ENGENHARIA CIVIL NA DISCIPLINA DE ENGENHARIA ECONÔMICA;

LUCAS CAVALCANTE MACHADO, IGOR EDUARDO SANTOS DE MELO, LUCAS MIGUEL ALENCAR DE MORAIS CORREIA, EVERTON DE SOUZA COELHO;

COBENGE19

[35] 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia

[126] 13.1 Outros aspectos relevantes relacionados à Educação em Engenharia de uma maneira geral

A partir da evidência de que a média final dos alunos do curso de engenharia de civil é maior que a do curso de engenharia de produção, quando cursam a disciplina de engenharia econômica conjuntamente, aplicou-se um teste de hipóteses para duas médias com variâncias desconhecidas e distintas com o intuito de verificar a plausibilidade deste indício. Esta pesquisa possui natureza aplicada, do tipo descritiva e se caracteriza por ser uma abordagem quantitativa. Os dados foram coletados a partir dos registros das notas finais dos alunos matriculados na referida disciplina disponibilizados pelo professor da mesma, guardando sigilo sobre os nomes dos alunos. Realizou-se o teste de Komolgorov-Smirnov para atestar a normalidade da distribuição de probabilidade dos dados para poder aplicar o teste t de hipóteses para duas médias. Os resultados sugerem normalidade nos dados e indicam que a média final dos alunos de engenharia civil não é superior a dos alunos de produção na disciplina de engenharia econômica, com um nível de significância de 5%.

Teste de hipótese. Médias. Engenharia Econômica. Desempenho Acadêmico.
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