Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2656

CONSTRUÇÃO DE MODELO DE DIDÁTICO, SANDBOX, PARA ENSINO DE GEOLOGIA ESTRUTURAL;

Kennedy da Silva Ramos, Samile Vitória da Silva Lima, JOICE MARIA DE PAIVA SILVA, João Pedro de Abreu Mesquita, Helena Maria Alves Machado, Tiany Guedes Cota;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[90] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem

A educação em engenharia possui vários desafios. Um deles é como tornar o ensino mais interativo e atrativo para os alunos. Este desafio é sentido na disciplina geologia estrutural que enfrenta a peculiaridade de suas estruturas estarem em subsuperfície e demorarem um tempo gigantesco para ocorrerem. Assim, alternativas de ensino que permitam uma metodologia ativa de aprendizagem pelos alunos são relevantes. Isto criou a possibilidade da construção de uma dispositivo, Sandbox, pelos alunos, que permita a simulação e observação de estruturas geológicas em escala de laboratório. A construção deste dispositivo visa criar um acréscimo relevante no processo de ensino-aprendizagem de conceitos de geologia estrutural e permitir uma maior interação dos alunos da engenharia de minas com estruturas da sua área de atuação. O modelo foi construído com materiais cotidianos, acessíveis e de baixo custo, além disso apresentou excelente funcionamento, possibilitando a observação e manipulação de inacessíveis estruturas geológicas de rupturas e a medição de parâmetros essenciais de geologia no bom desempenho das atribuições do futuro engenheiro de minas.

Sandbox; Ensino-aprendizagem; Geologia Estrutural.
Voltar