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Artigo


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DESEQUILÍBRIO DE GÊNERO EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA UFC;

ANA BEATRIZ DE ALMEIDA FURTADO, Maria Dávila Oliveira Lima, Carlos Estêvão Rolim Fernandes, AUREA SILVA DE HOLANDA AUREA HOLANDA;

COBENGE19

[27] 05. Formação Cidadã

[98] 05.3. Gênero, Inclusão, Diversidade e Pluralidade

Esse estudo se propõe a investigar as razões que explicam o desequilíbrio de gênero nos cursos de graduação em engenharia na Universidade Federal do Ceará (UFC). A pesquisa realizada se baseou em um estudo de caso, de natureza exploratória e qualitativa, no qual se buscou olhar o problema a partir de cinco diferentes prismas: a falta de estímulo na educação básica, a cultura masculina instalada em certas áreas, as dificuldades de inserção e atuação profissional, o preconceito no ambiente de trabalho e as diferenças salariais induzidas por questões de gênero. Verificou-se baixa representatividade feminina tanto na formação quanto na atuação profissional em todas as áreas investigadas. As observações indicam uma associação entre a discriminação de gênero e a baixa representatividade feminina na engenharia. Há evidências de que engenheiras adaptam seu modo de agir e pensar no trabalho como forma de defesa a um ambiente nocivamente masculino.

Recorte de gênero. Mulheres na engenharia. Diferenças salariais. Mercado de trabalho. Formação de engenheiras.
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