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Engenheiras da Borborema: incentivando e capacitando meninas por meio da tecnologia;
LARISSA DA SILVA LIMA, ISYS ARAUJO MACEDO DANTAS, WISLAYNE DAYANNE PEREIRA DA SILVA, VANESSA BATISTA SCHRAMM, ALEXANDRE JEAN REN? SERRES;
COBENGE19
[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem
[90] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem
Neste trabalho são expostas as atividades desenvolvidas no projeto Engenheiras da Borborema, realizado pelo grupo IEEE Women in Engineering da Universidade Federal de Campina Grande (IEEE WIE UFCG), que visa encorajar alunas de ensino médio a escolher uma carreira na área de ciências exatas. O projeto foi apoiado e fomentado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão da UFCG e pelo II edital ELAS nas Exatas do Fundo de Investimento Social ELAS. No ano de 2018, o projeto foi desenvolvido na Escola Cidadã Integral Itan Pereira e ministrado por alunas do curso de graduação em Engenharia Elétrica da UFCG. Dentre as atividades realizadas podem ser citadas as oficinas técnicas de eletrônica, programação, energias renováveis e Teach in Service Program (TISP), cada uma delas com a sua própria metodologia. Foi possível observar vários impactos positivos ao longo do projeto, um deles é o entusiasmo das alunas ao correlacionar os assuntos abordados nas oficinas com as disciplinas de matemática, física e química. De modo geral, o projeto Engenheiras da Borborema está sendo uma semente na construção de uma sociedade em que o gênero não interfere na escolha profissional, oferece às alunas oportunidades valiosas, nas quais além de conhecerem um pouco o que se estuda nos cursos de engenharia, percebem que mulheres são tão capazes quanto homens de se tornarem excelentes profissionais da área de exatas.
Ciências exatas. Empoderamento feminino. Meninas nas exatas. Metodologias de ensino. Mulheres na engenharia.