Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2642

A UTILIZAÇÃO DE BIM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE DESENHO APLICADO À ENGENHARIA: UM TRABALHO INTEGRADOR;

Iarítissa dos Santos Carneiro, Daniel da Silva Vieira, Fátima Rayanne Nascimento Gonzaga, FRANCISCA LILIAN CRUZ BRASILEIRO, LEONARDO TAVARES DE SOUZA;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[89] 03.1. Estratégias pedagógicas

O ensino em engenharia vem passando por mudanças decorrentes das demandas do mercado de trabalho. Uma dessas mudanças, que vem ganhando destaque, é a implantação da plataforma BIM (Building Information Modeling) nos métodos de ensino. Por integrar todas as etapas construtivas da obra, e não só o desenho em si, é possível conciliar várias disciplinas inicialmente teóricas à essa plataforma, buscando potencializar o processo de aprendizagem dos alunos. Assim, no quarto semestre do curso de Engenharia Civil de uma faculdade cearense, inicia-se o contato dos discentes com a plataforma, por meio das disciplinas de Projeto Integrador IV e Desenho Aplicado à Engenharia II, esta última apresentando os preceitos do desenho e de aprendizagem da ferramenta, e o Projeto Integrador trazendo os conceitos gerais das etapas construtivas, aplicando-os no software Revit, pertencente à plataforma BIM, na modelagem de uma Casa Passiva. Portanto, este trabalho visa divulgar a metodologia aplicada na disciplina de Projeto Integrador IV, buscando contribuir para o aprimoramento do ensino em engenharia

Desenho Aplicado. Projeto Integrador. Revit. BIM.
Voltar