Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2636

ESTRUTURAÇÃO DE PROJETOS DESAFIO NA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À ENGENHARIA UTILIZANDO METODOLOGIAS ATIVAS;

Alessandro Fernandes Moreira, Laíne Aparecida Silva, Amanda Luisa Silva, Camila Ribeiro Damasceno Martins, Paulo Felipe Filardi Mendonça, Magno Côrrea de Morais Costa;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[90] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem

Este trabalho apresenta a metodologia e os resultados alcançados na estruturação de projetos Desafio na disciplina de Introdução à Engenharia, oferecida aos estudantes do primeiro período de oito cursos de graduação da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Atualmente, grande parte da disciplina é dedicada ao Desafio de Introdução à Engenharia, no qual estudantes são organizados em grupos multidisciplinares, e por intermédio da metodologia "Design Thinking", desenvolvem uma solução para alguma demanda identificada na universidade. O processo de ideação e execução conta com a colaboração de estudantes veteranos voluntários que assumem papel de instrutores e monitores. Esta atividade na disciplina de Introdução à Engenharia unificada foi idealizada no âmbito do Programa de Inovação para Educação em Engenharia - ENG200 e é coordenada por docentes coordenadores de cursos da Escola de Engenharia e por gestores do Programa ENG200. O desenvolvimento de projetos Desafio permite ao aluno recém ingresso desenvolver uma visão do que é ser engenheiro, por meio de uma metodologia ativa, tornando-o mais protagonista no seu processo de aprendizagem e criando uma identidade com o mundo da Engenharia.

Educação em Engenharia; Inovação no Ensino de Engenharia; Introdução à Engenharia; Metodologia ativa; Design Thinking.
Voltar