2628
DESENVOLVIMENTO DE ALGORITMOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ÁREA DE ESTRUTURAS;
J?LIA RAMOS DELOROSO, THERESA KATARINA BEZERRA DE AMORIM, MARCOS DE PAULO LEAL, FERNANDO TOPPAN RABELLO, ANDRE PUEL, M?RCIA MARIA MACHADO STEIL;
COBENGE19
[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem
[90] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem
O uso de softwares é um grande aliado no desenvolvimento de projetos de Engenharia Civil, especialmente na área de estruturas, onde há uma grande oferta de softwares comerciais de análise e dimensionamento. Ainda assim, a programação não é comumente usada como uma ferramenta de apoio no processo de ensino-aprendizagem nesta área, o que limita a capacidade dos graduandos de criar ferramentas capazes de auxiliar no exercício desta função. Sendo assim, este trabalho tem o objetivo de apresentar o processo e os algoritmos desenvolvidos para resolver quatro problemas típicos de disciplinas na área de estruturas da Engenharia Civil, visando a criação de um material didático de auxílio a alunos e professores. Adotou-se a linguagem Octave para o desenvolvimento dos algoritmos, que contemplam: Método das Seções para esforços em vigas, transformação de tensões usando o Círculo de Mohr, Método das Diferenças Finitas para cálculo da deflexão em uma viga, e desenvolvimento do diagrama Momento - Carga Normal para verificação de pilares de concreto armado submetidos à flexo-compressão reta. Os resultados obtidos foram disponibilizados em uma apostila on-line de acesso livre.
Programação. Engenharia Civil. Estruturas. Octave. Ensino.