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ANÁLISE SOBRE A APRENDIZAGEM DOS DISCENTES DE UM CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO COM METODOLOGIAS ATIVAS;

Sandra Rufino, Raisa Andriele de Vasconcelos Lopes, Carlos Eduardo Antunes Junior, Pablo Luan Bezerra dos Santos;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[89] 03.1. Estratégias pedagógicas

Este trabalho tem por objetivo o levantamento bibliográfico da aplicação das seguintes metodologias ativas: PBL (problem based learning), PjBL (problem based learning), TBL (team-based learning) e Flipped Classroom (sala de aula invertida) nos cursos de engenharia tendo como base de pesquisa os anais do congresso brasileiro de educação em engenharia. Assim como a análise da aplicação de metodologias ativas na disciplina de gestão de sistemas de produção II no curso de engenharia de produção da UFRN. O estudo é resultante de uma revisão bibliográfica, resultou no mapeamento e análise de 28 artigos no período de 2014 a 2017 dos quais 60,71% deles desenvolvia aplicações do PBL, 25% PjBL, tendo a sala de aula invertida e TBL os valores de 10,71% e 3,57% respectivamente. A partir disto, a aplicação de questionários antes e depois da vivência de turma de engenharia de produção com metodologias ativas demonstrou um aumento de 36,4% no aprendizado dos alunos na fixação de conteúdos de técnicas lean. Em suma, conclui-se que o PBL se encontra como a metodologia mais utilizada nas engenharias com o intuito de desenvolver nos profissionais da área características fundamentais exigidas pelo mercado. Assim como essa, as demais metodologias analisadas também se apresentam como importantes armas para este fim.

metodologias ativas; educação em engenharia; aprendizado
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