Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2622

Aproximação do Centro de Tecnologia às Escolas Públicas por meio da Disciplina de Topografia;

Karyna Stefhany Jorge Cunha, Victor Cardoso Oliveira, Nadja Glheuca da Silva Dutra Montenegro, RAFAEL WENDELL BARROS FORTE DA SILVA;

COBENGE19

[33] 11. Interação com o Ensino Fundamental e Médio

[122] 11.2 Formas de despertar vocações

Com o intuito de aproximar as escolas públicas ao Centro de Tecnologia, foi criado o Projeto de Extensão "Engenharia na Escola", que tem como objetivo informar aos alunos das escolas selecionadas sobre as oportunidades que a Universidade Federal do Ceará (UFC) proporciona e relacionar os conteúdos aprendidos nas disciplinas de Matemática e Geografia. A disciplina de Topografia do curso profissional da Engenharia Civil foi escolhida para demonstrar aplicações práticas da Engenharia. Desse modo, foram selecionadas nove escolas, a maioria no entorno do Campus do Pici, para realização das atividades de ensino e extensão. A atividade se deu em dois momentos. Primeiramente, uma palestra foi realizada, em cada escola, para explanar, aos alunos do terceiro ano do ensino médio, os serviços que a universidade proporciona aos discentes e à comunidade, assim como sobre as áreas de atuação de algumas engenharias: Civil, Ambiental, Energias Renováveis e Petróleo. Destas escolas, foram selecionados oitenta alunos interessados em participar de um minicurso sobre "Noções de Topografia e suas Aplicações", em cujo qual foi explicado sobre os levantamentos planimétrico (1º dia) e altimétrico (2º dia), explanando a teoria e a prática, em campo, com os instrumentos topográficos (estações totais, teodolitos e níveis). Os resultados evidenciaram que os alunos conseguiram relacionar o conteúdo abordado no minicurso com os que já haviam sido estudados durante sua vida escolar, sendo assim, bem avaliado pelos participantes.

Engenharia. Aproximação. Topografia. Ensino. Extensão.
Voltar