Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2603

FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO NA ENGENHARIA CIVIL;

Marivana Figueredo de Almeida, Noel Amadeus Orlet, Wilson Antônio Ferreira Costa, Rafaela Reis da Costa;

COBENGE19

[35] 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia

[126] 13.1 Outros aspectos relevantes relacionados à Educação em Engenharia de uma maneira geral

Na atualidade, o mercado globalizado e seus efeitos sobre os padrões nos fatores de conduta econômica, política, social e organizacional, vêm assumindo uma importância, compondo um cenário no qual a competitividade emerge como uma questão imperativa. Nesse sentido, a busca por candidatos diferenciados que traduz habilidades que não são apreendidas em salas de aula, se tornou um ponto diferencial em processos seletivos de recrutamento. É nesse cenário que entra o empreendedorismo social como impulsionador de Soft Skill. Este trabalho objetiva analisar o impacto que a extensão em atividades de cunho empreendedor possui no desenvolvimento profissional do engenheiro durante a graduação universitária. Por meio de levantamento bibliográfico dos trabalhos acadêmicos sobre o tema, busca-se delimitar o perfil do engenheiro e como a teoria do curso é complementado e desenvolvido com atividades empreendedoras. Por fim, foram feitas entrevistas estruturadas com engenheira formada que realizou atividades de extensão na área de empreendedorismo social durante a graduação e com estudantes de cursos de Engenharia na Universidade Federal do Pará e que estão atualmente desenvolvendo atividades empreendedoras no Time Enactus UFPA, para mostrar que o aprendizado empreendedor é essencial ao sucesso profissional do engenheiro.

Engenharia. Extensão. Empreendedorismo. Soft Skills. Desenvolvimento.
Voltar