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FORMAÇÃO DE COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO NA ENGENHARIA CIVIL;
MARIVANA FIGUEREDO DE ALMEIDA, NOEL AMADEUS ORLET, WILSON ANT?NIO FERREIRA COSTA, RAFAELA REIS DA COSTA;
COBENGE19
[35] 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia
[126] 13.1 Outros aspectos relevantes relacionados à Educação em Engenharia de uma maneira geral
Na atualidade, o mercado globalizado e seus efeitos sobre os padrões nos fatores de conduta econômica, política, social e organizacional, vêm assumindo uma importância, compondo um cenário no qual a competitividade emerge como uma questão imperativa. Nesse sentido, a busca por candidatos diferenciados que traduz habilidades que não são apreendidas em salas de aula, se tornou um ponto diferencial em processos seletivos de recrutamento. É nesse cenário que entra o empreendedorismo social como impulsionador de Soft Skill. Este trabalho objetiva analisar o impacto que a extensão em atividades de cunho empreendedor possui no desenvolvimento profissional do engenheiro durante a graduação universitária. Por meio de levantamento bibliográfico dos trabalhos acadêmicos sobre o tema, busca-se delimitar o perfil do engenheiro e como a teoria do curso é complementado e desenvolvido com atividades empreendedoras. Por fim, foram feitas entrevistas estruturadas com engenheira formada que realizou atividades de extensão na área de empreendedorismo social durante a graduação e com estudantes de cursos de Engenharia na Universidade Federal do Pará e que estão atualmente desenvolvendo atividades empreendedoras no Time Enactus UFPA, para mostrar que o aprendizado empreendedor é essencial ao sucesso profissional do engenheiro.
Engenharia. Extensão. Empreendedorismo. Soft Skills. Desenvolvimento.