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AUTOAVALIAÇÃO E AVALIAÇÃO POR PARES EM UMA DISCIPLINA DE PROJETOS INTERDISCIPLINARES PARA CURSOS DE ENGENHARIA;

José Fernando Dagnone Figueiredo, Rodrigo de Paiva Cirilo;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[91] 03.3. Avaliação de ensino e aprendizagem

Neste trabalho são apresentados os procedimentos utilizados na avaliação por pares e autoavaliação dos alunos da disciplina Tópicos de Engenharia de Materiais 1A do primeiro semestre do curso de Engenharia de Materiais da Unidade Acadêmica do Cabo de Santo Agostinho - UFRPE. Nesta disciplina os alunos desenvolvem um projeto em grupo e os procedimentos de avaliação por pares e autoavaliação visam facilitar a tarefa mais complexa e árdua do processo de ensino-aprendizagem que é a avaliação da eficiência deste processo. Para isso, foram utilizados recursos de tecnologia da informação e comunicação (TIC) como Ambiente Virtual de Aprendizagem e planilhas de cálculo geradas em Excel ou LibreOffice. Pôde-se, dessa forma, obter-se dados, a partir da ótica dos alunos a respeito da criatividade, organização, comprometimento, capacidade técnica etc. dos integrantes dos grupos formados para desenvolver as tarefas inerentes à realização do projeto. Também foi utilizado um fator de correção das notas para que os alunos pudessem destacar os integrantes do grupo que participaram mais efetivamente da realização das atividades. Os resultados obtidos mostram que é possível aperfeiçoar a avaliação do aprendizado e torná-la mais eficiente quando se permite aos alunos participarem do processo de construção da avaliação.

Avaliação por Pares. Aprendizagem Ativa. Tecnologia de Informação e Comunicação. Autoavaliação.
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