Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2576

DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM PROJETOS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA O PARADIGMA DA INDÚSTRIA 4.0;

Bruno Salvador da Silva, Mariana Antonia Aguiar Furucho, Fabiane Lisovski, Renata da Costa Ribeiro, Rogerio Akira Furucho;

COBENGE19

[23] 01. Perfil do Egresso e Formação por Competências

[80] 01.1. Estratégias e atividades para a formação por Competências

O profissional de engenharia precisa desenvolver múltiplas competências que o torne apto a solucionar os desafios propostos pela indústria e pela sociedade. A capacidade de unir os conhecimentos tradicionais da área com as tecnologias disruptivas da Indústria 4.0 como a Inteligência Artificial, Internet das Coisas e Manufatura Aditiva, constitui uma habilidade indispensável para a diferenciação do egresso da área de automação e controle. Uma das formas do aluno adquirir essas competências e desenvolver habilidades de resolução de problemas, pensamento crítico, raciocínio analítico, trabalho em equipe e tomada de decisão essenciais para o atendimento das demandas profissionais e das necessidades do mercado se dá através da realização de projetos reais e práticos dentro de empresas com orientação e supervisão de profissionais e professores que propiciem um ambiente de aprendizagem ativa orientado a metas e resultados. Assim, o objetivo desse trabalho é apresentar um estudo de caso do desenvolvimento de competências necessárias à Indústria 4.0 de alunos do curso de engenharia elétrica da UTFPR na célula de produção da brunidora da Robert Bosch Ltda., uma fornecedora de peças automotivas localizada em Curitiba-PR, em que foi aplicada a metodologia de aprendizagem significativa baseada em projetos. A aplicação dos conhecimentos específicos da área de controle e automação e o desenvolvimento de competências alinhadas às demandas da Indústria 4.0 têm contribuído para o empoderamento pessoal, valorização profissional e aumento da empregabilidade dos discentes. Espera-se que esse trabalho sirva como orientação para a formação de competências em Inteligência Artificial de engenheiros no contexto da Indústria 4.0.

Indústria 4.0. Inteligência Artificial. Controle e automação. Competências profissionais. Aprendizagem significativa baseada em projetos.
Voltar