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Artigo


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ATIVIDADES COMPLEMENTARES: IMPORTANCIA E FORMAÇÃO INTEGRAL DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA QUÍMICA;

Pedro Prates Valério, Daniel Bastos de Rezende, Ana Brandao Belisário, Taís Resende Costa, Marcelo Cardoso;

COBENGE19

[23] 01. Perfil do Egresso e Formação por Competências

[80] 01.1. Estratégias e atividades para a formação por Competências

O decorrer do século XXI tem sido marcado por dinamismo e por processos de mudanças constantes na sociedade. Desafios que decorrem desse cenário também se aderem à demanda por inovação em sala de aula, inclusive considerando metodologias que signifiquem a aprendizagem. Significar o conteúdo consiste em apresentá-lo, de maneira lógica, dependente da natureza do conteúdo. Torná-lo psicologicamente significativo também depende da experiência e da experimentação. Trazendo o foco para graduação em Engenharia, cursos relacionados devem possuir projeto pedagógico que contemple o conjunto de atividades de aprendizagem e assegurem o desenvolvimento das competências, estabelecidas no perfil do egresso, incluindo, em suas especificações, atividades complementares. Pondera-se que contextos que promovam a imersão de estudantes, em experiências formativas continuadas, tendem a, de fato, potencializar formações integrais de futuros profissionais. O presente estudo levanta o grau de imersão de estudantes de graduação em engenharia química, considerando dados quantitativos, percepções e depoimentos relacionados à participação em atividades complementares, enquanto experiências formativas, propondo ações que potencializem a formação integral de futuros engenheiros. Percebe-se que atividades complementares desempenham papel fundamental na potencialização da formação integral de futuros profissionais. Sugere-se que incorporações de ferramentas tecnológicas podem culminar na ampliação da compatibilidade entre atividades complementares e rotinas estudantis. Destacam-se que propostas de atividades envolvendo problemas reais, sob perspectivas multidisciplinares e transdisciplinares, com alinhamento construtivo de soluções. O estudo segue sentido de implementação de práticas que, com acepção, potencializem engajamento, autonomia, protagonismo, e imersão consciente, em processos de aprendizagem.

Atividades Complementares, Engenharia Química, Processo Formativo, Aprendizagem significativa, Experiências Formativas
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