Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2563

APRENDIZAGEM ATIVA E USO DE RECURSOS INTERATIVOS NO CONTEXTO DE UMA AULA EXPOSITIVA DIALOGADA;

Flávio Yukio Watanabe, Armando Ítalo Sette Antonialli, Ana Carolina Sartorato Beleza, Andrea Aparecida Contini, Anielle Cristhine de Medeiros Takahashi, Ester Almeida Helmer, Flávia Gomes Pileggi Gonçalves, Karina Gramani Say, Roberta de Fátima Carreira Moreira Padovez;

COBENGE19

[29] 07. Formação Pedagógica dos Professores

[105] 07.1. Iniciativas inovadoras de formação

Palestras e aulas expositivas fazem parte das atividades cotidianas de professores e cientistas, no entanto, estes profissionais usualmente não recebem formação pedagógica ou treinamento para o uso de estratégias educacionais e tecnológicas para realizar estas atividades. As aulas atuais se parecem muito com as ministradas há séculos atrás, centradas no professor e com os estudantes muito passivos. Estudos indicam que o nível de atenção em uma aula ou apresentação começa elevado, mas decai muito com o tempo e volta a se elevar mais no final. A experiência tem mostrado que aulas interativas superam as passivas na questão de retenção da atenção e no nível da aprendizagem. Nesse contexto, recursos tecnológicos como clickers e aplicativos digitais via web possibilitam aos estudantes responder em tempo real a questões apresentadas pelo professor, que por sua vez recebe um feedback sobre a opinião ou o nível de compreensão dos estudantes. O presente trabalho discute as alternativas para tornar as aulas expositivas em experiências de aprendizagem ativa e relata o desenvolvimento de uma oficina de formação docente que aborda as vantagens de se planejar apresentações e aulas expositivas interativas, utilizando recursos tecnológicos. As oficinas foram organizadas pelo Grupo de Trabalho de Metodologias Ativas e Estratégias de Avaliação - MetAA da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.

Aula expositiva. Tecnologia. Interação. Aprendizagem ativa.
Voltar