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Artigo


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ANÁLISE DA ESTRUTURA FÍSICA DO IFBA, CAMPUS VITÓRIA DA CONQUISTA, COSOANTE A UMA VISÃO CRÍTICA EM RELAÇÃO A ACESSIBILIDADE DE PESSOAS COM LIMITAÇÕES FÍSICAS;

FELIPE GON?ALVES MOURA, EMANUELLE SILVEIRA DAMASCENO MEIRA, JIME DE SOUZA SAMPAIO;

COBENGE19

[27] 05. Formação Cidadã

[99] 05.4. Mobilidade e acessibilidade

A acessibilidade possui em sua essência um caráter inclusivo e necessário, e, portanto, mostra-se de extrema relevância a análise de sua concretização na prática, principalmente no que tange ao ambiente escolar. Configura-se como obrigação do Estado e da sociedade assegurar um sistema educacional inclusivo, que proponham medidas que garantam acessibilidade. O presente artigo tem como objetivo alertar problemas estruturais do Instituto Federal da Bahia, campus Vitória da Conquista quanto a impasses de transitabilidade às pessoas que possuam deficiências que gerem dificuldades para se locomover pelo instituto. Para isso, foi adotada uma metodologia em que se analisa os parâmetros físicos que a Associação Brasileira de Normas Técnicas institui para considerar uma construção adaptada corretamente para atender e contemplar necessidades específicas, e averigua, por meio de imagens, se o campus de Vitória da Conquista encontra-se em conformidade com tais normas. Com o intuito de tornar a análise mais fluida, o campus foi subdividido em 3 conjuntos: do bloco A ao E; F e G; e bloco H, e foi sinalizado em cada um destes se havia condições de adaptação dos banheiros, presença de piso tátil em toda a extensão do campus, altura dos bebedouros, entraves relacionados a interferência direta de locomoção, entre outros fatores. Dado o exposto, chega-se à conclusão de que diversos aspectos do instituto em questão não estão em conformidade com o previsto por lei. No entanto, comparando com o cenário educacional brasileiro, o campus ainda é considerado um ambiente capaz de gerar uma educação inclusiva em seu aspecto estrutural

Acessibilidade. Estrutura. Normas.
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