Uma escola ativa de engenharia pressupõe a indissociabilidade entre a teoria e a prática na formação de um engenheiro. Mais será se a aprendizagem for baseada em projetos. De toda a forma a prática do engenheiro é o projeto! E projeto algum se dá sem teoria. O aluno do primeiro semestre possui escassa base teórica, o que poderia inviabilizar atividades práticas no início do curso. Neste artigo é proposta uma solução para tal impasse. Apresenta-se uma atividade de construção de antenas para TV digital com materiais simples, mas baseadas em fundamentos teóricos rigorosos. O desenvolvimento da atividade se dá através da diferenciação progressiva dos problemas e conhecimentos necessários ao projeto. Não se vai esperar que o aluno integre sucessivamente conteúdos até que, ao final do curso, seja capaz de projetar uma antena. O projeto e construção de uma antena, um objeto significativo, útil e que não pode ser conhecido sem seu modelo físico-matemático, é excelente atividade para marcar nos alunos o lugar do engenheiro como o profissional que atua pensando.
Aprendizagem ativa, PBL, Antenas