Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2543

ESCAPE GAME COMO METODOLOGIA ATIVA NA SALA DE AULA;

Francisco David Barbosa Martins, José Haryson Barreto Melo, Daniel do Nascimento e Sá Cavalcante;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[90] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem

Os cursos nas áreas de exatas apresentam, muitas vezes, temas com uma quantidade de conteúdo teórico considerável. Muitos docentes nos cursos de engenharias e TICs não têm formação pedagógica, de forma que costumam abordar apenas os métodos tradicionais de ensino, como quadro-branco e apresentações de slides, o que pode gerar nos alunos desmotivação, baixa absorção do conteúdo, reprovação e até mesmo evasão. Diversos autores apontam que o uso de metodologias ativas na sala de aula pode dinamizar a sistemática da aula, tornando o momento de aprendizagem mais divertido e interessante para o aluno, que, por sua vez, acaba por reter a informação de forma mais efetiva. Neste contexto, este trabalho propõe a implementação de um Escape Game (jogo de escape) na disciplina lecionada pelo professor, no qual os alunos, em equipes separadas, são submetidos a uma situação onde precisam desvendar desafios que vão muito além daqueles técnicos, trabalhando ainda outras questões, como criatividade, trabalho em equipe, liderança, o pensar fora da caixa, dentre outras. Como resultados, este trabalho apresenta resultados quanti-qualitativos de uma aplicação realizada em algumas disciplinas em um curso de tecnologia de nível superior de um Instituto Federal, onde podemos constatar que os alunos demonstraram maior interesse pelo conteúdo, além do desenvolvimento de habilidades cognitivas e interpessoais diversas.

Escape game, metodologia ativa, trabalho em equipe, sala de aula, desafios
Voltar