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Artigo


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APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM DE DESCRIÇÃO DE HARDWARE BASEADA NA IMPLEMENTAÇÃO DE UM JOGO DE RACIOCÍNIO E SORTE;

CELSO BECKER TISCHER, LAURA LISIANE CALLAI DOS SANTOS, CRISTIANE CAUDURO GASTALDINI, ARIEL RHUAN DE OLIVEIRA BAUER, EDUARDO GIULIANI;

COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[90] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem

O uso de novas tecnologias na construção da aprendizagem é uma realidade no ensino da engenharia. Elas surgem com o intuito de motivar e oferecer suporte ao conteúdo teórico apresentado em sala de aula. Além disso, a tecnologia presente na metodologia de ensino favorece a indagação, composição, colaboração e comunicação dos alunos. Desse modo, este trabalho apresenta o desenvolvimento de um jogo de raciocínio e sorte (Jogo General) através da linguagem de descrição de hardware (VHDL) aplicado em FPGA (Field Programmable Gate Array) como uma ferramenta para o aprimoramento do ensino/aprendizagem de programação na disciplina de Análise e Projeto de Sistemas Lógicos Programáveis da Universidade Federal de Santa Maria - Campus Cachoeira do Sul. O Jogo General, originalmente concebido por dados numéricos, caneta e papel, no presente trabalho é constituído por chaves, botões, displays e LED's dispostos em uma plataforma eletrônica, que permite a interação entre os jogadores e os periféricos do jogo. A implementação do jogo general ocorreu a partir da placa FPGA da Altera, Família Cyclone IV - Módulo 4CE115 por meio do software Quartus II Web Edition do mesmo fabricante. Assim, a prática pedagógica que envolveu a implementação do jogo com finalidade do ensino de programação é apresentada neste trabalho.

Aprendizagem ativa. Aprendizagem baseada em jogos. Programação VHDL. Placa didátiva FPGA.
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