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A TECNOLOGIA E A EDUCAÇÃO NA ENGENHARIA: O USO DAS TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO COMO PROMOTOR DE APRENDIZADO PARA AS DISCIPLINAS FÍSICA II E FENÔMENOS DE TRANSPORTE;

PEDRO HENRIQUE ROCHA CHAVES, MATEUS GUEDES CORREIA GONZAGA, GABRIELE FEITOSA DOS SANTOS, ANDRESSA ROCHA MEIRA;
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COBENGE19

[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem

[92] 03.4. Multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e interdisciplinaridade

O crescimento tecnológico, que vem desde o início da Revolução Industrial, possibilitou a evolução e o aprimoramento de diversos setores sociais. Nos últimos anos, a tecnologia tem agido também com auxiliador nos processos educacionais. Independente do âmbito, a tecnologia está presente nos mínimos detalhes, desde o toque do despertador às luzes do semáforo. De maneira mais específica, a tecnologia está presente também na educação: cada vez mais os estudantes, também os professores, usam de mecanismos digitais como auxílio no processo ensino-aprendizagem. A linguagem de programação é um dos avanços tecnológicos que expande os horizontes educacionais, uma vez que é possível empregar a tecnologia de forma mais personalizada de acordo com o que o usuário deseja realizar. Neste trabalho descrevemos a elaboração de um programa em Linguagem C++ associado com conceitos de Mecânica dos Fluidos, a influência da tecnologia no ambiente educacional e a como esta pode agir como mecanismo no processo ensino-aprendizagem. Para isso, foi realizado um estudo sobre os conceitos de Mecânica dos Fluidos e técnicas de programação que, quando unidos, resultaram no programa aqui apresentado. Através do trabalho, foi possível ver como a programação pode ser útil na disciplina de Fenômenos de Transporte, esta que utiliza dos conceitos de Mecânica. Espera-se com a consumação deste trabalho a divulgação do programa elaborado, de maneira tal que este possa ser ajudador e incentivador nos estudos de alunos de todos os níveis educacionais, bem como para os educadores que utilizam a tecnologia como mediador em relação aos conteúdos e os estudantes.

Tecnologia, educação, programação, engenharia, aprendizado.
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